OCAM participa da palestra sobre os desafios da Tributação em Moçambique

OCAM participa da palestra sobre os desafios da Tributação em Moçambique

A Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) participou hoje (20) de uma palestra organizada pela Autoridade Tributária de Moçambique, com o tema: 50 Anos da Independência Nacional e os desafios da Tributação em Moçambique: Ontem, Hoje e Amanhã.

A OCAM esteve representada ao mais alto nível, pelo Bastonário Prof. Doutor Mário Vicente Sitoe, que na ocasião refletiu sobre o sistema tributário moçambicano no percurso dos 50 anos.

Durante a sua intervenção, o bastonário afirmou que apesar de alguns avanços tecnológicos que a AT tem vindo a implementar é necessário modernizar os meios de cobrança dos impostos, podendo até alargar os métodos com a inclusão da carteira móvel.

Essa medida segundo a fonte, pode ajudar a minimizar o tempo no processo de colecta de impostos e, facilitar o trabalho dos contribuintes.

Recomendou a AT, a reduzir o número de impressos a preencher nos impostos e, pensar numa maneira de integrar todos os dados necessários para o efeito, num único sistema electrónico.

Por outro lado, falou da necessidade de se melhorar o sistema de comunicação entre os colaboradores da AT, para que não haja discrepância da informação que fornecem aos contribuintes.

“quero aqui recomendar uma articulação melhor entre a AT e os contabilistas, regida pelos princípios de cooperação, equidade e de justiça. Com isso, as partes podem juntos alcançar o mesmo objectivo”, disse.

Para além da OCAM,  o evento contou com palestrantes como o advogado  Teodoro Waty; Flora Macuvele representante da Camara dos despachantes aduaneiros de Moçambique e; do  António Chuva, Juíz do Direito A , do tribunal Administrativo.