A União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP) elegeu em Assembleia geral, no passado dia 11 de Fevereiro novos órgãos directivos.
A reunião magna foi marcada pela eleição para a presidência de Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que, deste modo, recebeu o testemunho da presidente da UCALP e bastonária da OCC, Paula Franco.
A presidente teve oportunidade de apresentar o relatório de atividades da sua liderança que, como afirmou, permite “lançar as bases para o futuro da associação”, tendo destacado a criação do site, da plataforma UCALP-Clix e a conferência sobre sustentabilidade e ética realizada na véspera. A responsável máxima da OCC acrescentou estar certa de que «a nova presidência dará continuidade ao trabalho realizado, promovendo o reforço de partilha de conhecimento entre os diferentes países.
Por seu turno, Aécio Prado Dantas Júnior, para além de reconhecer a “honra” por acolher esta missão, estabeleceu como grandes objetivos estratégicos para a sua gestão o aprimoramento técnico dos profissionais destes países lusófonos e a aproximação progressiva na relação com as principais organizações contabilísticas do setor. “Temos de aproveitar muitas janelas de oportunidade, nomeadamente preparando profissionais que agregam valor ao seu trabalho e que saibam “vender” da forma mais competente possível o seu serviço”, referiu.
A única lista candidata ao conselho diretivo e ao conselho fiscal da UCALP foi eleita por unanimidade e é composta pelos seguintes elementos:
Conselho diretivo:
– Presidente – Aécio Prado Dantas Júnior (CFC, Brasil)
– Vice-presidente – Virgílio Macedo (OROC, Portugal)
– Vice-presidente – Cristina Silvestre (OCPC, Angola)
Conselho fiscal:
– Presidente – Paula Franco (OCC, Portugal)
– Vice-presidente – Carlos Amaral (CPC, Macau)
– Vice-presidente – Hamilton Barros (OTOCA, São Tomé e Príncipe)
Desde a sua génese a UCALP tem vindo a trilhar um importante caminho de união entre os seus membros e afirmação internacional. Entre outras iniciativas, a UCALP passou a dispor, desde a sua criação, de um site próprio, lançou as bases para uma plataforma de formação – UCALP-Clix, organizou conferências e seminários bem como uma relevante newsletter de promoção de conteúdos para os profissionais de cada organização.
Marcada pela confraternização, irmandade, partilha de experiências, culturas e amor por uma tão importante profissão, a UCALP organizou, a 10 de fevereiro, em Lisboa, uma conferência com oradores de praticamente todos os territórios que se expressam em português, dedicada às questões da sustentabilidade e da ética. A importância deste evento galgou as fronteiras da lusofonia e registou a presença de Jean Bouquot, presidente da International Federation of Accountants (IFAC), a maior organização mundial de contabilistas e auditores, e de Manuel Arias, diretor desta organização.
