A Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) realizou no dia 21 de Novembro, a terceira edição do Exame de ingresso ao Colégio dos Contabilistas Certificados que contou com um total de 302 candidatos ao nível nacional.
Os exames foram feitos de forma online usando uma plataforma denominada Moodle desenvolvida pela OCAM para o efeito. A prova decorreu em simultâneo, em todas as capitais provinciais do país.
Alguns candidatos consideraram as provas acessíveis e mostraram-se expectantes com relação a um resultado satisfatório. Outros concorrentes tiveram uma opinião contrária mas mostraram-se esperançosos quanto aos resultados.
Portanto, o exame foi antecedido por um curso online de preparação com duração de um mês que visava actualizar os conhecimentos dos examinandos adquiridos nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade; da Contabilidade analítica de gestão; da Auditoria; da Ética e Deontologia.
Os exames de acesso à Ordem foram introduzidos em 2018, como cumprimento de um dos objectivos da OCAM, em relação à representação dos interesses profissionais de todos aqueles que exerçam ou venham exercer, em Moçambique, actividades de profissionais de Contabilidade e considerando que a admissão e licenciamento de profissionais de contabilidade é da competência da OCAM.
Após os exames, os candidatos aprovados efectuarão um estágio profissional de três anos, podendo, de seguida ser considerados membros da OCAM. O estágio profissional visa dar, a quem possua formação reconhecida como suficiente, para o acesso à profissão de Contabilista Certificado ou Auditor Certificado, uma experiência específica, que facilite e promova a sua inserção, na actividade profissional.
Por proposta do respectivo patrono, a Comissão de Admissão e Qualificações poderá aprovar a redução do estágio por um período até um ano, desde que o membro estagiário reúna, cumulativamente, requisitos como, por exemplo, ter realizado, com aproveitamento, um curso conferente de grau académico de Mestrado, ministrado por um estabelecimento de ensino superior, na Área de Contabilidade e Auditoria; Ter realizado, com empenho, o estágio e entregue, dentro do prazo, todos os relatórios relativos ao período decorrido até à data em que foi formulado o pedido de redução; Demonstrar possuir experiência, não inferior a três anos, nas áreas profissionais dos Contabilistas e Auditores Certificados.