0 votos
em Questões Gerais por (400 pontos)
Boa noite Dra, espero que esteja a gozar bem de saúde.

tenho uma questão.

Uma firma de 4 sócios

Os socios querem dividir a sociedade e um dos sócios fica com a firma, e acontece que um dos sócios fez um empréstimo sem consentimento de nenhum dos sócios, não tem nenhum documento que comprova, e ele também não quer aceitar.

Como fica a situação do empréstimo, sob questão da divisão da sociedade

1 Resposta

0 votos
por (11,0K pontos)
Boa Tarde Caro Membro

O que eu interpreto da sua questão, é o seguinte:

Uma firma de 4 sócios, sociedade por quotas, quer se transformar numa sociedade unipessoa por quotas, com um únuco sócio. os 3 sócios vendem as suas quotas ao sócio  que as vai adquirir.

O emprestimo de sócio, vulgo suprimento, está contabilizado, ou seja está reconhecido no passivo ?

Se está tem de haver evidencias, ou seja uma transferência bancária da conta particular do sócio para a conta bancária da empresa, ou deposito de um cheque pessoal do sócio.

Se assim for o sócio tem direito a ser ressercido desse emprestimo, pois ainda que com o desconhecimento dos outros sócios, existem provas de que o dinheiro entrou na empresa. Caso contrario não havendo provas o sócio não tem direito, mas essa situação levada ao extremo tem de ser resolvido judicialmente.

Esperamos ter sido úteis

Sempre ao dispor
Bem-vindo ao Consultório Técnico Online, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.
...