A Cerimónia central teve lugar na cidade de Maputo, com a realização de um Workshop com o tema “Boas Práticas na Contabilidade e Auditoria”, apresentado pelo Vice-Presidente do Conselho Jurisdicional, Jeremias da Costa. Foi igualmente abordado o tema relacionado com o “Marketing Digital para profissionais de Contabilidade e Auditoria”, que esteve a cargo do Ayaz Hassam, especialista em Marketing Digita.
O evento decorreu de forma hibrida e acolheu um total de 82 participantes presenciais e 126 online.
Falando no discurso de abertura do workshop, o Bastonário da OCAM, Prof. Doutor Mário Vicente Sitoe, disse ser sempre uma satisfação celebrar a data pois, são duas profissões que representam a essência e razão da vida, uma vez que, desenvolvem as actividades mais importantes no campo económico da gestão e da ética através da sistematização dos factos patrimoniais.
Referiu que 2024 é um ano importante para OCAM, no sentido em que irá testemunhar uma das mais belas páginas da história, que é a realização das terceiras eleições dos órgãos sociais.
Por outro lado, algumas delegações provinciais não ficaram reféns apenas das actividades centrais e, promoveram acções beneficentes em diferentes instituições do Estado.
Por exemplo, a Delegação de Nampula ofereceu um enxoval ao primeiro bebé do dia, na maternidade do Centro de Saúde 25 de Setembro da província e de seguida efetuaram uma visita aos mercados, Waresta, Mercado Central e Belenenses, com fim de incutir nos comerciantes algumas lições sobre a educação financeira.
Por sua vez, a delegação da Zambézia reuniu membros e empresários daquela província nortenha, numa campanha de doação de material escolar, com vista a ajudar mais de 500 crianças necessitadas, da primeira e segunda classe.
Da campanha realizada foi possível colectar mais de 2000 cadernos, 1050 lápis, cerca de 800 borrachas, mais de 1300 afiadores, 300 esferográficas, 50 réguas, 50 caixas de lápis de cor e 50 pastas escolares.
Ainda na senda das comemorações do dia dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, a OCAM proferiu uma palestra para os estudantes dos cursos de Gestão, Finanças, Contabilidade e Auditoria, do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique – ISCTEM.
A palestra subordinada ao tema “A contabilidade e Auditoria na Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo”, foi proferida pelo MBA e Membro da comissão das IPSAS da OCAM, Fernando Robate
A fonte estacou o papel dos profissionais e as Organizações de Contabilidade e Auditoria na Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento ao Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa a serem observados pela classe.
+258 87 70 91 888
ocam@ocam.org.mz
Av. Base T’chinga no 1803
©2024. OCAM. Todos os direitos Reservados.