A ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) está a preparar a implementação do Controlo de Qualidade dos seus membros. Nesta perspectiva, para se perceber melhor sobre o processo, segue-se a entrevista feita ao Director Técnico da OCAM, Dr. Hendro Nhavenhe.
- Fale do Controlo de Qualidade da OCAM e como será implementado.
A verificação da qualidade é efectuada através de uma Comissão, a quem compete a homologação das conclusões. O Controlo de Qualidade processa-se de acordo com um programa anual, definido com base em critérios objectivos e de modo a que todos os membros estejam sujeitos à verificação, pelo menos uma vez, no decurso do ciclo de verificação estabelecido; O Controlo de Qualidade terá uma base sistemática e será executada por profissionais experimentados, em condições definidas de forma objectiva, incluindo a utilização de guias de verificação. Os relatórios de aferição da qualidade deverão ser elaborados de acordo com um formulário pré-definido. O Controlo de Qualidade respeita o princípio do contraditório e a implementação das conclusões deve ter em conta a remessa à apreciação, em sede do Regulamento Disciplinar.
- Quais são as vantagens da implementação do Controlo de Qualidade?
A qualidade, no exercício da profissão, é um processo contínuo e não referente a um dado momento, que deve ser avaliado. O controlo da qualidade assume um carácter orientador e pró-activo, devendo contribuir para a elevação dos padrões de desempenho da profissão, no contexto da salvaguarda da necessária qualidade e responsabilidade técnica, do respeito pelos princípios éticos e do cumprimento do Estatutos e outras disposições legais e regulamentares aplicáveis;
- Que desafios traz este processo de Controlo de Qualidade?
O maior desafio é dar-se resposta aos desafios que têm sido colocados a Ordem e, sendo a credibilidade da Profissão um dos aspectos essenciais da OCAM reconhece-se que existem áreas que requerem aprofundamento a curto prazo.Uma questão essencial para a Profissão, passará por garantir condições de competitividade semelhantes entre todas as Firmas, para que as mesmas apresentem condições de funcionamento baseadas na aplicação das mesmas normas técnicas e profissionais.
- Que apelo deixa aos membros?
Os membros da OCAM devem prestar um serviço de qualidade, para o cliente ou entidade empregadora aferido/a, quanto à organização, métodos e procedimentos de trabalho, de acordo com as orientações técnicas e profissionais emanadas pela OCAM, tendo em consideração as normas internacionalmente aceites.