Norma do Novo Relatório do Auditor é melhorada pelo PCAOB

Norma do Novo Relatório do Auditor é melhorada pelo PCAOB

 

O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) celebra a adopção pelo Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB) de uma nova norma para a melhoria do Relatório do Auditor, que inclui a inserção de informações adicionais relevantes aos usuários, como os Principais Assuntos de Auditoria (PAAs).

A nova norma do PCAOB, que foi submetida para a aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC), é similar à norma do Novo Relatório do Auditor, do IAASB, que requer a comunicação dos PAAs nos relatórios de entidades cotadas e que entrou em vigor na auditoria de demonstrações financeiras relativas aos exercícios findos de 31/12/2016.

Duas novas publicações que comparam as normas do IAASB e do PCAOB foram desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho do IAASB de Implementação do Relatório do Auditor. Essas publicações ajudarão os usuários a entender as principais semelhanças e diferenças entre os formatos do IAASB e PCAOB. Para acessar as publicações, 
clique aqui.

Para acessar a nova norma do PCAOB para a melhoria o Relatório do Auditor, 
clique aqui.

Link 1 - http://www.ifac.org/publications-resources/new-auditor-s-report-comparison-between-iaasb-and-us-pcaob-standards?utm_source=IFAC+Main+List&utm_campaign=82aa13ef62-EMAIL_CAMPAIGN_2017_08_01&utm_medium=email&utm_term=0_cc08d67019-82aa13ef62-80408105

Link - https://pcaobus.org/Rulemaking/Docket034/2017-001-auditors-report-final-rule.pdf?utm_source=IFAC+Main+List&utm_campaign=82aa13ef62-EMAIL_CAMPAIGN_2017_08_01&utm_medium=email&utm_term=0_cc08d67019-82aa13ef62-80408105

OCAM aprova quatro novos regulamentos

OCAM aprova quatro novos regulamentos

Para garantir maior qualidade dos profissionais

A Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) acaba de aprovar quatro novos regulamentos que visam garantir maior actuação e qualidade da Ordem.

Trata-se do regulamento de Admissão de Sociedades; do Regulamento de Funcionamento das Assembleias dos Colégios; do Regulamento de Controlo de Qualidade e do Regulamento da Formação Contínua.

O regulamento de Admissão de Sociedades estabelece regras claras de acesso há actividades por entes colectivos. Já o Regulamento de Funcionamento das Assembleias dos Colégios regra sobre o funcionamento dos colégios e permite maior abertura de espaço aos membros para participarem da vida da organização.

O Regulamento de Controlo de Qualidade também aprovado propicia aos membros um conjunto de obrigações que devem em todas circunstâncias pautarem a sua conduta profissional pelos princípios consignados no Código de ética e deontologia profissional da OCAM e do IFAC, bem como, nas restantes normativas aplicáveis. O Regulamento da Formação Contínua visa assegurar a actualização permanente dos conhecimentos dos membros da OCAM através de formação profissional promovidas pela Ordem ou por entidades reconhecidas.

Os respectivos instrumentos foram publicados no Boletim da República, para o acesso de todos os membros e demais interessados. 

OCAM oferece estágios aos melhores estudantes da Universidade Wutive- Unitiva

OCAM oferece estágios aos melhores estudantes da Universidade Wutive- Unitiva

A Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) ofereceu estágios profissionais aos melhores estudantes da Universidade Wutive (Unitiva) que já se encontram a estagiar na empresa Entreposto.

Foi numa cerimónia de graduação de mais de 200 quadros qualificados em diversos cursos leccionados nesta instituição fundada há nove anos que o Bastonário da Ordem, Prof. Dr. Mário Vivente Sitoe anunciou a oferta de cinco estágios para os melhores estudantes.

Recentemente foi feita a integração de quatro graduados nos cursos de Licenciatura em Economia monetária e seguros; Gestão de Empresas; Contabilidade e Auditoria; Gestão Financeira e Bancária e Gestão de Recursos Humanos.

Falando na ocasião, o Bastonário da OCAM disse tratar-se da materialização de uma parceria existente entre a Ordem e o Entreposto.

“ É uma obrigação social da Ordem ajudar jovens a crescerem profissionalmente, após formação. O campo prático é diferente da formação, e esta constitui uma oportunidade desses jovens se firmarem no mercado e contribuírem para o desenvolvimento do país”, disse.

Por sua vez, os estagiários prometeram dar o seu máximo e estimular uma concorrência saúdavel entre eles. (X)

OCAM fala da importância da Contabilidade e Auditoria nas PME’s

Numa palestra que teve lugar na FACIM

OCAM fala da importância da Contabilidade e Auditoria nas PME’s

“ O papel da Contabilidade e Auditoria para o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas” foi tema da palestra proferida no âmbito da Feira Internacional de Maputo.

Sob égide da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) em parceria com o Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) a palestra foi proferida pelo doutor Manuel Mulima membro da OCAM.

Na sua dissertação Manuel Mulima começou por destacar as vantagens de se ter contabilidade organizada o que permite que a empresa tenha uma memória financeira e monetária; as Possibilidades de análise e desenvolvimento de melhorias; o Suporte à tomada de decisão e a transparência para o mercado de entre outras.

Quanto ao aspecto gerencial, a fonte sublinhou que a Contabilidade oferece dados formais e factíveis para a tomada de decisão por parte dos empresários.

“Decisões importantes de investimento, redução de custos, busca de recursos devem se basear em informações obtidas através de dados dos registos contáveis. A globalização e a adopção de práticas internacionais de Contabilidade – NIFRS tem permitido o uso de um mesmo modelo de contabilidade em âmbito nacional e internacional”, frisou.

PM visita Stand da OCAM na FACIM

PM visita Stand da OCAM na FACIM

O Primeiro-Ministro Carlos agostinho do Rosário visitou o Stand da OCAM, na FACIM, a maior feira internacional de Maputo que abriu as portas de 28 de Agosto à 03 de Setembro, último, na localidade de Ricatla, distrito de Marracuene, na província de Maputo.

Na ocasião, do Rosário visitou demoradamente o pavilhão 5-Chai onde a OCAM tinha montado o seu Stand juntamente com o Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e um grupo de PME’s.

 Numa breve conversa com o Bastonário, o PM mostrou interesse em acompanhar a Ordem no processo de apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME’s) a terem uma contabilidade organizada.

Sobre o objectivo da Ordem que passa pela filiação ao IFAC- organismo internacional que rege a profissão, o Governante solicitou mais informações sobre os passos dados pela Ordem para alcançar este desiderato.

Membro do PAFA